Skip to main content

Abreu, P. R., & Abreu, J. H. dos S. S. (2017). Ativação comportamental: Apresentando um protocolo integrador no tratamento da depressão. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 19(3), 238-259.

APA Citation

Abreu, P. R., & Abreu, J. H. dos S. S. (2017). Ativação comportamental: Apresentando um protocolo integrador no tratamento da depressão. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 19(3), 238-259. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v19i3.1065

Publication Topic
ACT: Empirical
Publication Type
Article
Language
Portuguese
Keyword(s)
ativação comportamental; integração; depressão; psicoterapia analítica funcional; terapia de aceitação e compromisso
Abstract

A Ativação Comportamental (BA), embora venha sendo reapresentada à comunidade de pesquisadores e clínicos como uma dentre as novas terapias comportamentais de terceira geração, desponta desde a década de 1960 com uma longa história de pesquisas e aprimoramentos. Atualmente, coexistem mais de um modelo de protocolo desse sistema de psicoterapia. O presente artigo apresenta um protocolo integrador de BA para o tratamento da depressão unipolar adotado em contexto de clínica escola. Nele, três tipos de depressão são apresentados desde a sua concepção funcional, como a determinada por punição, a determinada por extinção operante e, ainda, a determinada por estimulação aversiva não contingente. Para cada tipo, são apresentadas análises funcionais e intervenções baseadas em propostas de ativação simples e/ou complexas. Ao longo das intervenções propostas, são também apresentadas interfaces de integração com outras abordagens de terceira geração, como a Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) e a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT).